top of page
Buscar

Visita à Exposição “Bodies – Corpos Humanos Reais” e ao Museu do Aljube

No passado dia 1 de fevereiro, os alunos das turmas A, B e C do 9.º ano participaram numa visita de estudo a Lisboa. No período da manhã, no âmbito da Disciplina de Ciências Naturais, visitaram a Exposição “Bodies – Corpos Humanos Reais”. O principal propósito desta visita foi a observação direta de corpos humanos doados à ciência, submetidos ao processo de plastinação, revelando os sistemas orgânicos estudados na disciplina, tais como o nervoso, digestivo, respiratório, circulatório sanguíneo e urinário. Foi uma oportunidade singular para os alunos explorarem de forma mais aprofundada o funcionamento intricado do corpo humano.

Na parte da tarde, os alunos participaram numa visita guiada ao Museu do Aljube, no contexto das disciplinas de História, Português e Cidadania e Desenvolvimento. Fundado em 2015, este museu tem como missão primordial a preservação da memória do combate à ditadura e da resistência em prol da liberdade e democracia. Destacando-se como uma peça fundamental no panorama museológico português, o museu reforça o compromisso em valorizar a memória histórica na construção de uma cidadania responsável. Assumindo a missão de combater a amnésia complacente e, por vezes, cúmplice da ditadura que perdurou entre 1926 e 1974, o Museu do Aljube desempenha um papel crucial na conscientização das gerações presentes e futuras sobre a importância da liberdade e dos valores democráticos.

Esta visita de estudo proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, contribuindo significativamente para o seu desenvolvimento escolar e cívico.

| Departamento Ciências Sociais e Humanas

77 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page