top of page
Buscar

CLUBE DE XADREZ - Grande Entrevista a Ismael Coelho

Olá Ismael podias contar-nos como foi a tua primeira participação no Torneio de Xadrez de Portimão?

A minha experiência com o Portimão Chess Festival foi bastante boa. O torneio decorreu na Portimão Arena e o valor da inscrição foi de 20 €. Cada participante recebeu uma bolsa, com uma garrafa de água, uma agenda e uma caneta. As mesas estavam equipadas com relógios aprovados pela FIDE, tal como os tabuleiros e as peças. Todo o material era de topo, para um torneio de alto calibre. Havia xadrezistas com muita qualidade, sendo o mais forte um Grande Mestre (GM) Arménio com 2600 de ELO. O torneio estava muito bem organizado. Foram 9 rondas, com início às 11h, e terminando às 19h, com pausa para almoço entre as 13h e as 15h. Conheci muita gente e espero voltar a repetir esta experiência, a qual também recomendo.

Havia raparigas a concorrer? Como definirias a faixa etária dos xadrezistas? Como era o emparceiramento?

Dos 128 concorrentes, não existiam mais de 20 do género feminino. O xadrezista mais novo tinha 7 anos e era indiano e o mais velho podia ser meu avô. Havia uma mãe com a filha, de nacionalidade chinesa, ambas GM. A filha com 14 anos já tinha 2400 de rating. O emparceiramento era por pontuação e não por idade, nem por género. Na primeira ronda escolheram para meu parceiro alguém do meu nível ( o de 1700 de rating). A partir daí os vencedores jogavam entre si ( com 1 ponto), os que empatavam jogavam com os que empatavam (1/2 ponto) e os que perdiam jogavam com os que perdiam (0 pontos).

Qual foi a tua pontuação final?

Fiquei com 4 pontos em um total máximo de 9, caso tivesse ganho todos os jogos. Perdi 4 jogos, mas ganhei 3 (3 pontos) e empatei dois (1/2 ponto + ½ ponto = 1 ponto).

Sabes se é habitual haver torneios de xadrez aí no Algarve?

Sim, disseram-me que costuma haver em Messines, Armação de Pera, Silves, Lagoa e Loulé.

Como ficou o teu rating?

Fiquei com um ELO de 1493. Nada mau para uma primeira participação. Ganhei a um senhor com um ELO de 1700 mas também joguei com quem tinha mais de 2000 de rating. Para se determinar o ELO, são necessários pelo menos 5 jogos.

Qual foi a duração dos jogos?

Os relógios estavam definidos para semi-rápidas: 10 min mais 5 seg de bónus em cada jogada. O intervalo entre as rondas variou entre 5 e 20 min, dependendo de algum jogo que estivesse a durar um pouco mais.

Qual era o regime de faltas?

Só podíamos dar uma falta e era retirado 1 min ao tempo disponível. À segunda falta era-se desclassificado. O uso do telemóvel era expressamente proibido.

Por que escolheram 9 rondas e não outro número?

Creio que um dos motivos foi o facto de no dia seguinte continuar o torneio das clássicas, e só terem um dia para as semi-rápidas. Escolheram um número de rondas que desse para o número de horas disponíveis na terça-feira e um número ímpar, em vez de par, e assim não haveria dois jogadores com a pontuação máxima. Caso existissem dois jogadores, por exemplo com 8 pontos, e no último jogo empatassem, ficavam ambos com 8,5 pontos. Iam então realizar um jogo no formato Blitz de 3 minutos com 2 segundos de bónus para desempatar.

Havia público nas bancadas?

Havia espetadores mas maioritariamente familiares ou amigos dos participantes. 

Como começaste no xadrez?

Eu já sabia jogar xadrez quando tinha 8 anos, mas depois perdi o hábito. Voltei a jogar no início do ano passado, com 15 anos. Foi aí que surgiu a ideia de formar um clube de xadrez na escola.

| Clube de Xadrez

51 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Os comentários foram desativados.
bottom of page