top of page
Buscar

Evento Satélite do Festival Bauhaus 2024

No dia 11 de abril, os alunos dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas de Ourique participaram no evento satélite do Festival Bauhaus 2024, intitulado "Respirando e Vivendo Quintos", que decorreu na aldeia de Quintos, em Beja. Este evento, integrado no projeto MUDA_TT+ (Muda o Teu Território), dinamizado pela Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo, um parceiro do Município e do Agrupamento de Escolas de Ourique.

Durante o evento, os alunos dos vários agrupamentos, organizados em equipas, tiveram a oportunidade de participar em várias atividades, como o cultivo de uma horta, a pintura de murais e quadros, a decoração de azulejos e a experimentação com buinho, entre outras. Destaque-se ainda a presença do CEBAL - Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, que salientou a possibilidade de realizar investigação científica de excelência fora dos grandes centros urbanos, bem como a apresentação de novos materiais primas de construção mais sustentáveis, como o cânhamo.

O evento contou também com bancas de diversas instituições da região, onde os alunos puderam recolher informações, esclarecer dúvidas e experimentar. Não poderiam faltar no evento os momentos musicais de cante Alentejano, reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014.

Esta participação ativa dos alunos de Ourique neste evento contribuiu não só para a sua formação académica e profissional, mas também para o enriquecimento cultural e social da região, e, claro, para a valorização do território. Este evento veio demonstrar que é possível realizar numa aldeia de baixíssima densidade demográfica um evento tão abrangente, com o foco na promoção de interações e partilha entre os habitantes locais e os alunos oriundos de diversos agrupamentos de zonas mais rurais e urbanas.

| Diretores de Turma / de Curso das Diferentes Ofertas Formativas

54 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page