PROJETO | Casas/Ninhos para aves


O projeto “Casas/ninhos para aves” foi desenvolvido durante o 2.º e 3.º períodos do ano letivo 2020/2021 pelos alunos do 5.º ano, nas aulas de Ciências Naturais e Educação Tecnológica.


Nas aulas de Ciências Naturais, os alunos trabalharam a importância da proteção dos animais e as ações humanas para a sua promoção. Identificaram alguns locais mais adequados para a colocação dos ninhos artificiais no recinto escolar. Com efeito, nas aulas de campo no recinto escolar, alguns alunos identificaram ovos de aves caídos no chão inferindo a importância desta atividade.


Nas aulas de Educação Tecnológica, os alunos desenharam/projetaram algumas casas que poderiam ser construídas. Esses projetos foram objeto de reflexão e análise. O produto final (as imagens anexas a este texto) resultou da conjunção de algumas ideias diferentes e tendo em conta que as peças iriam ser impressas na máquina CNC corte laser do agrupamento, o que implicava algumas restrições no design das casas.

Após decidido o design final das casas/ninhos, cada aluno fez um projeto de decoração para o efeito, que depois foi pintado nas peças de madeira (cortadas na máquina CNC) usando tinta plástica.


As casas/ninhos que se encontram no recinto da escola sede do agrupamento são uma pequena parte das que foram efetivamente construídas. As restantes foram levadas pelos alunos para as colocarem nas suas casas, para poderem dar um abrigo às aves que vivem nas suas redondezas. As que se encontram na escola sede têm o mesmo propósito.

Os docentes envolvidos pretendem promover a observação/registo fotográfico das aves que que irão adotar estes “ninhos artificiais” durante o ano letivo 2021/2022 para futura construção de catálogo das aves observadas para comunicar à comunidade.

11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo