Seminário “Para além do Secundário: Escolhas que contam"
- AEOurique
- há 12 minutos
- 2 min de leitura
Durante a manhã do dia 5 de maio, realizou-se no Cine Teatro de Sousa Telles, o Seminário
"Para além do Secundário: Escolhas que contam", com a participação de vários membros da
comunidade, assim como, com a presença das turmas do 9º ano e secundário.

O evento foi realizado no âmbito da disciplina de Psicologia sob a coordenação da professora Aparecida Coelho, com o objetivo de dar a conhecer diferentes percursos escolares e profissionais, promovendo o diálogo entre estudantes e trabalhadores de diferentes áreas: função pública (Sr. António Barros), Imagem e Comunicação (Sra. Fátima Raposo), cosmética (Sra. Helena Silva), a banca (Sra. Liliana Almeida), o desporto (Sra. Raquel Jacob), o Diretor da ACPA - Associação de Criadores de Porco Alentejano (Sr. Diogo David) e marketing digital e design gráfico (Sr. Rodrigo Mestre).
Um dos grandes objetivos do seminário foi dar ênfase à importância da educação, informar, esclarecer, ampliar o conhecimento a respeito de temas de interesse da comunidade educativa, pelo que abrimos a atividade com a visualização de um vídeo promocional da autoria da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), onde são retratadas as aspirações de crianças e adolescentes em países subdesenvolvidos.
Este momento de reflexão e partilha surge num período determinante da vida escolar dos estudantes, em que a escolha do curso vai influenciar significativamente o seu futuro académico e profissional. Reforçou-se a ideia de que não existem escolhas "certas" ou "erradas", mas sim percursos diferentes, cada um com o seu valor e que devem estar alinhados com os objetivos e a identidade pessoal de cada indivíduo.
A partir da avaliação feita pelo público, o seminário mostrou-se um momento esclarecedor e inspirador graças ao contributo dos convidados oradores, tendo em conta que o público pôde rever-se nas ambições e reflexões dos mesmos, fundamentadas a partir das suas vivências.
Como pretendido inicialmente, conseguimos criar um espaço seguro e informativo onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diferentes percursos de vida e o futuro que estão prestes a construir.
Agradecemos todos que contribuíram para a efetivação do seminário, conforme dizia o poeta Raul Seixas “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”.
| Departamento Ciências Sociais e Humanas
Commentaires