top of page
Buscar

Grupo de Teatro do AEOurique

O Grupo de Teatro do Agrupamento de Escolas de Ourique apresentou este ano “Vermelho Esperança”. Um espetáculo baseado na teoria de Viktor E. Frankl do livro “O Homem em busca do sentido” onde nos explica que perante várias adversidades da vida, as pessoas que sobrevivem são aquelas que criam para si um objetivo e assim encontram um sentido futuro para a sua existência. “Só a procura de um sentido nos pode libertar do sofrimento”

Num espaço sem saída, várias pessoas que experienciaram guerras e conflitos encontram-se e conversam, pensam alto, desabafam entre si sobre as suas histórias. Estas personagens vêm de tempos e zonas do Mundo diferentes. Como se o passado, presente e futuro acontecessem em simultâneo. Ficamos com a ideia que a experiência humana se repete, e se não lhe colocássemos datas e nomes, poderíamos estar a falar de uma realidade partilhada. Neste espetáculo é explorado também o sentido de esperança que mesmo em situações adversas o ser humano desenvolve.



Para o desenvolvimento deste espetáculo contámos com Ana Palhinha; Alice Santos; Catarina Malveiro; Cristiano Domingos; Jéssica Matos; Letícia Cotrecha; Laura Canhestro; Marina Ferreira; Miguel Viseu; Valéria Dionísio; e Victória Barros na interpretação. Maria Amélia Ramos e Maria Francisca Sacramento na confecção dos figurinos de forma voluntária. Liane Correia na coreografia. Miguel Viseu no desenvolvimento da música. Mariana Carvalho na colaboração do desenvolvimento de adereços. Mariana Moleiro e Tânia Sacramento na produção do espetáculo. E, por último, a encenação ficou a cargo de Tânia Sacramento. No desenvolvimento deste espetáculo, privilegiamos o processo para chegar até ao produto final, e não somente ao espetáculo em si.

Acreditamos que, neste processo, cada participante pode desenvolver mais competências pessoais, sociais e comunitárias, privilegiando o espírito de equipa, o respeito mútuo, a capacidade de acreditar em si e nas suas potencialidades.

Este ano letivo tivemos também a oportunidade de participar no Encontro de Teatro Escolar em Ansião. Neste, contámos com a possibilidade de partilhar o nosso espetáculo, assistir a outros espetáculos pertencentes a outros agrupamentos, obter formação na área do teatro e desenvolver relacionamentos interpessoais.




| Grupo de Teatro

73 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page