top of page
Buscar

Orçamento Participativo de Escolas 2019

Pelo terceiro ano consecutivo, os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na nossa escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas!


O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo o sentido de responsabilidade, bem como valores e práticas indispensáveis à vida democrática. Este processo envolve a comunidade escolar como um todo, já que o desenvolvimento da participação cívica é um desígnio central do nosso sistema educativo.


A edição deste ano introduz uma novidade. Sendo a promoção da literacia digital uma prioridade educativa do nosso tempo, e procurando apoiar as escolas na recolha, arquivo, validação e divulgação das propostas, tornando o processo menos pesado em termos administrativos, nesta terceira edição, os alunos poderão apresentar diretamente as candidaturas na página do OPE (www.opescolas.pt), no separador “Inscrição”. Esta opção não exclui a possibilidade de entrega da candidatura em papel na secretaria, sendo que, neste caso, caberá à escola introduzi-la nessa mesma página, pela mesma via.

Contamos com o trabalho dos diretores de turma na promoção do projeto, e para ajudarem os alunos, caso seja necessário.


No sentido de facilitar o desenvolvimento desta atividade, recomenda-se a consulta dos materiais disponibilizados pelo ministério na página  https://opescolas.pt/.

Informa-se, ainda, que as propostas devem ser submetidas/entregues até ao dia 28 de fevereiro 2019.


31 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page