top of page
Buscar

PRATICAR exercício físico

Correr, nadar, andar de bicicleta, jogar à bola ou simplesmente caminhar. O importante é dizer não ao sedentarismo, a bem da saúde. A inatividade física é considerada um dos principais fatores de risco para as doenças crónicas não transmissíveis. Por isso, a prática de desporto moderada é tão importante.

Para os mais novos, a atividade física inclui tudo o que seja brincar, jogar jogos, fazer desporto, método de deslocação (caminhar ou de bicicleta) ou mesmo a realização de algumas tarefas domésticas. Tal sempre num contexto familiar, escolar ou comunitário, refere a OMS.

A frequência, a duração, a intensidade e o tipo de desporto praticado variam ao longo da vida. Mas uma coisa é certa: praticá-lo é essencial em qualquer faixa etária.

Os benefícios do exercício físico na saúde são vários: controlo do peso, combate de algumas doenças e condições de saúde, aumento dos níveis de energia ou melhoramento do sono,  o desenvolvimento de tecido musculosquelético saudável (ossos, músculos e articulações), o desenvolvimento de um sistema cardiovascular saudável (coração e pulmões) e da consciência neuromuscular (coordenação e controlo de movimentos), o controlo da ansiedade e depressão e o auxílio no desenvolvimento social e de autoestima.

| EDC

18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page