top of page
Buscar

Projeto EDUCar do Zoomarine veio ao Agrupamento de Escolas de Ourique

Por mais um ano consecutivo, a equipa do projeto itinerante de Educação Ambiental do Zoomarine esteve presente no dia 27 de fevereiro, no auditório da Escola Básica e Secundária de Ourique, para realizar cinco sessões de sensibilização destinadas aos alunos dos 5.º, 6.º e 8.º anos.

Durante estas sessões, foram abordados os seguintes temas: a biodiversidade e as adaptações dos seres vivos ao meio ambiente em que habitam, sob o tema “Digo-te como sou”; os fascinantes processos vitais partilhados pelos seres vivos, explorados no tema "Diferentes, mas iguais"; cinco histórias de sucesso provenientes do Centro de Reabilitação do Zoomarine, através do tema "Histórias para Contar"; e por fim, a discussão sobre os desafios das alterações climáticas no planeta, sob o título “Planeta em Mudança – os desafios das alterações climáticas” – onde se abordou o que são e quais os seus impactos no oceano.

A abordagem destes temas foi adaptada à faixa etária dos alunos e foi conduzida de forma participativa, interessante e divertida, como referido pelos alunos. Além disso, foram lançados desafios motivadores com o lema “Faz escolhas ecológicas”.

Em resumo, a educação ambiental proporcionada nestas sessões diferiu daquela a que estamos habituados, adotando uma abordagem marcadamente informal, sem espaço para julgamentos ou perguntas desajustadas. Sem dúvida, estas sessões visam transformar os jovens de hoje em adultos conscientes do amanhã.

 

Pequenos passos, grandes mudanças!

| Departamento Matemática e Ciências Experimentais

142 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page