Buscar

PROJETO "O mundo em que vivemos"

Implementado no início deste ano letivo no Agrupamento de Escolas de Ourique, o projeto "O mundo em que vivemos" integra-se no eixo 1., Ensinar e Aprender; no domínio 1.1. + Leitura e Escrita e na ação específica 1.1.1. Escola a Ler.

Consiste em reforçar e recuperar as aprendizagens principalmente no domínio da leitura. De facto, no âmbito do projeto, no espaço de aula, onde todos os alunos estão presentes, sendo, portanto, um lugar privilegiado, cria-se um tempo e um espaço para que se leia na escola.

Mais do que especificamente com cada área disciplinar do currículo dos alunos, as Leituras estão relacionadas com o mundo contemporâneo, principalmente as publicadas em jornais e revistas.

O professor é o motor uma vez que promove a leitura indicando as fontes dos textos a ler, levando a que os alunos contactem regularmente com textos. Promove o gosto e o hábito da leitura. Ele é um modelo, pois é leitor. Assim, envolve e motiva os alunos para que adiram à leitura.



A Leitura é um domínio com caráter estruturante e transversal. De facto, a capacidade leitora determina o percurso de todos os alunos, na escolaridade e ao longo da vida, afetando as escolhas. Trata-se de um alicerce para se ser um indivíduo livre, autónomo, reflexivo e crítico, conhecedor de si e de todos os que o rodeiam, sabendo lidar com o mundo à sua volta, numa condição instruída. A aprendizagem e a fluência da compreensão leitora faz-se por etapas, níveis sucessivos, de forma gradual, desde estádios mais simples para os mais complexos e exigentes. Assim, não basta aprender a ler, é preciso continuar a ler, para isso é necessário que se queira ler mais e cada vez melhor.

Como Objetivos, o projeto «O mundo em que vivemos» promove a curiosidade pela leitura e pela seleção de textos, pretende criar leitores que gostem de ler e de procurar outras leituras, visa a prática constante da leitura permitindo, ainda, que os alunos selecionem e partilhem leituras com os colegas de turma ou com a comunidade mais alargada, promovendo, assim, a discussão relativa a temas do mundo em que vivemos. É a dimensão afetiva da leitura, com experiências estéticas, vivências prazerosas no contacto com os textos, gosto em reagir, em se pronunciar, em apreciar, em ser cidadãos ativos no mundo em que vivemos.



34 visualizações

Posts recentes

Ver tudo